Exames laboratoriais
Os bichinhos de estimação têm ocupado cada vez mais destaque nos lares do mundo inteiro. Muitos tutores deixaram de considerá-los apenas como um pet para se tornarem membros da família. Diante desse novo cenário, os donos não medem esforços para levá-los as consultas médicas com especialistas e assim, proporcionar aos seus animais de estimação melhor qualidade de vida. O mercado da medicina veterinária evoluiu muito para acompanhar essa transição e atender a demanda dos serviços. Assim como na medicina humana, os exames laboratoriais veterinários se aperfeiçoaram nos últimos anos. Atualmente eles são fundamentais para o diagnóstico de inúmeras enfermidades.
Conheças os principais exames laboratoriais:
Exame de sangue: Um dos exames laboratoriais mais solicitados. Assim como nos humanos, a análise do sangue é realizada quando o pet não apresenta sinais claros de que está doente. Com ele é possível averiguar o que está circulando pelo corpo do animal. Geralmente, é solicitado uma vez ao ano, para prevenção de doenças. O exame de sangue, além da identificação de colesterol alto, infecções e erliquiose (doença do carrapato) pode até revelar células cancerígenas.
Exames de Fezes e Urina: Todos os pets devem realizar como rotina os exames de fezes e urina. Esses exames laboratoriais podem demonstrar claramente a presença de verminoses e falta de nutrientes no corpo do animal. O exame de urina também revela se o animal tem problemas renais sérios ou facilmente tratáveis.
Exame Retal: Embora seja desconfortável para o animal, por ser realizado na região anal, esse exame é extremamente importante. Ele é solicitado quando o pet apresenta dificuldades ou dores para defecar. Em cães mais idosos o exame auxilia na identificação de tumores.
Quando é necessário realizar exames laboratoriais?
Os pets não falam, por isso é importante ficar atento aos sinais anormais em seu comportamento. Alguns sinais de alerta são:
-Cansaço
-Coceira excessiva
-Falta de apetite
-Vômito constante
-Sono em demasia
-Fraqueza
-Salivação e/ou sede excessiva
Caso o pet apresente algum sintoma incomum, como os citados, é necessário procurar um médico veterinário. É ele quem vai solicitar os exames laboratoriais para diagnosticar com agilidade e precisão o estado do animal.
É importante realizar os exames laboratoriais no pet pelo menos uma vez ao ano.
Fonte: https://www.revistaveterinaria.com.br/principais-exames-laboratoriais-realizados-na-clinica-de-pequenos-animais/